quarta-feira, 31 de agosto de 2016

A PRIMÍCIA DA VIÚVA

A PRIMÍCIA DA VIÚVA


I REIS 17:8-16


INTRODUÇÃO



FRASES SEM CONTEÚDO


Uma situação emblemática: o cuidado de Deus e a provisão divina para com o profeta Elias, mesmo enviando-o à terra do idólatra  pai de Jezabel. Fica claro  o cuidado que Deus tem . Na idólatra cidade fenícia, o homem de Deus pode ver a promessa de Deus se cumprir na sua vida. Deus é o mesmo, não muda (Tiago 1.17)



TEMA : O MINISTÉRIO DE PODER PARA A IGREJA


I . UM PROFETA NUMA TERRA ESTRANGEIRA


A FONTE DE QUERITE,DERIVADA DO VERBO " CHAVA VATH ",MOSTRA O QUE DEUS QUERIA COM ELIAS : APARELHAR(E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem” (v. 4)
DEUS TREINA TODOS QUE CHAMA PARA QUE APRENDAM A CONFIAR NELE.NAQUELE LUGAR ISOLADO ELIAS FOI TRO termo providência não é encontrado na Bíblia. Esta palavra é usada como um nome para o ensino bíblico que Deus é o Governador sempre presente de toda a criação. Como Governador soberano da criação, Deus cuida e supre as necessidades de todas as suas criaturas. Observe que a palavra prover é encontrada na palavra providência. Providência, contudo, não se refere somente a essa provisão, mas também ao controle, direção e uso de todas as coisas por Deus para os seus propósitos. EINADO PARA SERVIR A DEUS NA TENTA E NO TABERNÁCULO(INTIMIDADE E EM PUBLICO)


II , UMA ESTRANGEIRA NO PLANO DIVINO


 Soberania significa governo, e a soberania de Deus significa que Deus governa sua criação com absoluto poder e autoridade. Ele determina o que vai acontecer, e acontece. Deus não fica alarmado, frustrado ou derrotado pelas circunstâncias, pelo pecado ou pela rebeldia de suas criaturas.
Lá, naquela cidade, vivia uma mulher viúva, juntamente com seu filho. Por causa da terrível seca que assolava aquela terra, ela esta prestes a morrer quando o Senhor falou com ela. O que Ele disse a esta pobre viúva, não sabemos mas a Bíblia em 1Reis 17.9 nos diz que Ele falou com Elias o seguinte: "Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eia que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente."


III . O PODER DA PALAVRA DE DEUS


“Tão certo como vive o Senhor, teu Deus”- essa é uma fórmula de juramento feito em nome do Deus de Elias. Elias foi sustentado em tempos de crise, por aquele que não conhece crise,ela deveria alimentar o profeta de Deus antes de cuidar de si mesmo e do seu filho.Ela decidiu não só abrir a sua mão mas também o seu coração para dividir o pouco que tinha,entregou  não apenas as primícias da refeição , mas tudo que tinha.


CONCLUSÃO


A Graça divina só é exercida em favor dos filhos de Deus. Nem no Velho Testamento nem no Novo jamais se menciona a graça de Deus em conexão com a humanidade em geral, e muito menos com as ordens inferiores das Suas criaturas. Nisto a graça se distingue da "misericórdia", pois a misericórdia é "... sobre todas as suas obras" (Sl 145.9). A graça é a única fonte da qual fluem a boa vontade, o amor e a salvação de Deus para o Seu povo escolhido.








Nenhum comentário:

Postar um comentário