HISTÓRICO
Abraão era um grande latifundiário. (Gênesis 13:10, 14 e 15). Centenas (Gênesis 14:14) de escravos trabalhavam para o fazendeiro Abraão.
Além de muitos empregados ( cerca de mil,pois convocou 318 para estar com ele numa guerra: 14:13) e muitas terras, possuía muito gado, muito ouro e muita prata (Gênesis 13:2).
Gênesis 14:17"Após voltar Abrão de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele, saiu-lhe ao encontro o rei de Sodoma, no vale de Savé, que é o vale do rei. Melquisedeque, rei de Salém, ( Salém é Jerusalém), trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus altíssimo: abençoou ele a Abrão, e disse:
"Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo; que possui os céus e a terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas suas mãos. E DE TUDO LHE DEU ABRÃO O DÍZIMO."
O primeiro homem na bíblia que recebeu o dom de adquirir riquezas, o batismo de Jeová-Jiré, a força do ramo frutífero, a unção da multiplicação foi Abraão.
A Bíblia diz que Abraão sem ter sido instruído por nenhum pastor, nenhuma igreja, somente pela fé tomou a decisão de entregar 10% do seu trabalho, do seu sangue, do seu suor, ao rei de Jerusalém. Ou seja, Abraão foi o primeiro homem a dizimar.
O rei de Jerusalém nesta época era Melquisedeque.
No livro de Hebreus vemos que Melquisedeque não tinha pai, não tinha mãe, não tinha princípio, não tinha fim, era o grande sacerdote eterno, ou seja, Melquisedeque simbolizava o próprio Deus; o rei da paz, o rei da justiça.
E Melquisedeque estava assentado no seu trono de glória, e alí ele simbolizava o próprio Deus. A Bíblia diz que Abraão do fruto do seu trabalho ele tirou o dizimo e entregou no altar do Senhor.
Na hora em que Abrão entregou o dízimo para Deus, imediatamente Deus pegou o pão e o vinho e entregou a Abraão.
Abraão permitiu que seus confederados recebessem suas recompensas e despesas(24) e teve como preocupação glorificar a Deus e não deixou que o ímpio de Sodoma levasse as benção que Deus havia lhe dado e saqueia seus bens e dá o dízimo reconhecendo sua superioridade(Hb 7, 6-7; 9-10)( o termo aqui é o mesmo que Naamã usou em 2 Reis 5:15-16 e 2 Coríntios 11:9).
Esse interlúdio define muita coisa sobre dízimos,principalmente aos que alegam que dízimo era mantimento e não dinheiro.
A benção conquistada por Abraão na entrega do dízimo,foi transmitida aos descendentes através de Isaac e Jacó.
Essa benção alimentou as três grandes colunas do mundo:
Sobre Abraão está escrito: “E Deus
abençoou Abraão em tudo” (24, 1) – graças a “e deu-lhe o dízimo de tudo.”
Sobre Isaac está escrito: “comi de tudo” (27, 33) – graças a “e deu-lhe o
dízimo de tudo.”
Sobre Jacó está escrito: “porque Deus favoreceu-me e por
isso tenho tudo” (33, 11) – graças a “e deu-lhe o dízimo de tudo.”
“Assim (כה (será tua descendência.”59
(15, 5) “Assim (כה (abençoareis os filhos de Israel” (Nm 6, 23). R.
Nehemia disse: de Isaac, porque foi dito: “E eu e o jovem iremos até lá (כה“(
(22, 5), depois disso disse o Senhor: “Assim (כה (abençoareis os filhos de
Israel.”. E nossos sábios dizem: de Jacó, porque foi dito: “Assim (כה (dirás à
Casa de Jacó” ( 19, 3), e diante dele: “Assim (כה (abençoareis os filhos de
Israel”. R. Eleazar e R. Yossi ben Hanina. R. Eleazar disse: quando eu criei
meus filhos como estrelas?. Como se revela a eles com “assim” (כה :(
“Assim (כה (dirá à Casa de Jacó”. E R. Yossi ben Hanina disse: quando se
revela aos seus líderes com “assim” (כה” :(Assim (כה (disse Deus: “Meu
filho primogênito é Israel.” (Ex 4, 22)
O termo que conecta a exegese é כה ,sendo traduzido por “assim” ou por “lá”. Ele liga
passagens sobre os três patriarcas e a bênção sacerdotal a Israel, que a recebe por ser “filho
primogênito” de YHWH e pela generosidade do dízimo aos sacerdotes.
Em Nm R 12: 11 lemos: “E deu-lhe o dízimo de tudo” (Gn 14, 20), e àquele a quem o Santo, bendito seja Ele,
deu a possessão do céu e da terra. E por que ele (Melquisedec) o abençoou (Abraão)? Pois que Deus deve ter-lhe
dado a possessão do céu e da terra para suas sementes. “E qual o nome de seu filho?” É Isaac, que deu o dízimo
e foi abençoado, como diz, “E Isaac semeou naquela terra. E colheu o cêntuplo naquele mesmo ano” (Gn 26,
12). Qual é a implicação de “e colheu o cêntuplo naquele mesmo ano”? Isso ensina que ele mediu a produção
em dezenas. Se tu soubesses: Assim também fez Deus o Santo, bendito seja Ele, admoestou Israel que se eles
dessem o dízimo de sua produção Ele os abençoaria com riquezas ”. Neles mantém-se a
promessa de prosperidade pelo seguimento obediente da lei do dízimo.
Melquiseque abençoa a Abraão. Traz-lhe pão e vinho. E diz: “Bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos” (Gênesis 14:20). Abraão então organiza os despojos recuperados. Contabiliza tudo. Parte dos despojos pertencia aos reis de Sodoma e Gomorra. Uma outra parte a Ló e uma outra parte se referia ao “custo operacional da guerra”. Os reis de Sodoma e Gomorra sugerem a Abraão ficar com os bens materiais e devolver apenas as pessoas seqüestradas por Quedorlaomer. Abraão recusa a proposta. Devolve tudo aos seus legítimos donos. Mas, antes de fazê-lo, calcula o dízimo sobre o valor destes despojos e paga-o ao Sacerdote Melquisedeque.
Hebreus 7:4).
O dízimo na era patriarcal não era obrigatório. Muito menos sistemático. A sazonalidade do dízimo estava ligada a fatos especiais que traziam mudanças de rendas. Destas receitas extras dava-se o dízimo.
A obrigatoriedade dizimista só começaria a existir na era levítica.
A lei dos dízimos (Levíticos 27:30-31) exigia dízimos em forma de coisas produzidas pela terra: grãos, gado porque o povo se fixou,deixando de ser nômade
Dois outros exemplos são apresentados no Antigo Testamento. O primeiro em Êxodo 3:21-22; 11:2-3; 12:35-36, quando os Israelitas espoliaram os Egípcios pouco antes de saírem para o deserto.
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