domingo, 31 de julho de 2016

Romanos 11:16 " se as PRIMÍCIAS forem santas..."

AS PRIMÍCIAS SANTIFICAM TODA A MASSA




" SE AS PRIMÍCIAS FOREM SANTAS..."



Depois de comparar a dignidade dos judeus e dos gentios,ele agora priva esses de qualquer soberba e se empenha em "apaziguar" os primeiros como melhor pode.Ele mostra que,se os gentios alegam que não há qualquer privilégio propriamente seu que lhes confira honra,não sendo em nada superiores aos judeus.Lembremo-nos que nesta comparação o apóstolo está contrastando nação contra nação não homem com homem.Se,pois, os comparamos,descobriremos que são iguais,pois ambos são filhos de Adão.A única diferença é que eles foram separados dentro os gentios a fim de se tornarem um povo peculiarmente do Senhor
.
Para entendermos a metáfora,precisamos entender mais sobre PRIMÍCIAS.
Havia dois tipos de PRIMÍCIAS:

1. O "feixe" sendo o primeiro fruto colhido ( Levítico 23:10 )

2. A " flor de farinha o primeiro bolo amassado ( Números 15:20 )

É ao ultimo que se faz referência aqui.As primícias são consideradas por alguns aqui como as primeiras conversões judaicas ao cristianismo:os apóstolos e os discípulos.O contexto refere-se a primeira adoção da nação judaica ou ao pacto feito com Abraão mas também confirmado aos patriarcas.

Portanto,foram santificados por meio de um pacto santo e adornados com uma honra especial,da qual Deus,naquele tempo considerou os gentios indignos.Visto,não obstante,que o pacto naquele período não revelava,na aparência,muita vitalidade o apostolo nos convida a fazer um retrospecto da pessoa de Abraão e os patriarcas em quem a benção divina não era nem vazia e nem destituída de eficácia.Ele conclui,pois,que uma hereditariedade santa passara deles por toda posteridade.Essa conclusão não seria válida caso o apostolo estivesse tratando somente de pessoas e não levasse em conta,antes de tudo,a própria promessa.Só porque um pai é justo,ele não transmite imediatamente sua integridade para seu filho.Mas,visto que o Senhor santificou para Ele mesmo Abraão,sob a condição de que sua progênie também seria santa,por isso transmitiu santidade não so a pessoa de Abraão mas também a toda a sua raça,Paulo corretamente argumenta,que a partir desse fato que todos os judeus foram santificados em Abraão.
Com o fim de confirmar esse conceito,ele introduz duas metáforas: uma extraída das cerimonias da lei e outra da natureza.As primícias que eram oferecidas "santificavam" a massa toda.Semelhantemente,as bençãos se espalham das raízes aos ramos.Os descendentes tem a mesma relação com seus pais,de quem usufruem o que a massa recebe das "primícias" ou os ramos,da árvore.
A santidade aqui não é inerente da raça,mas originário do pacto.

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