sexta-feira, 23 de novembro de 2018

UMA CONFRONTAÇÃO DO MINISTÉRIO MASCULINO E FEMININO

                                                        INTRODUÇÃO


TENHO POR ALGUNS DIAS,CONFRONTADO-ME COM ESSE TEMA,POIS BUSCO UMA RESPOSTA PLAUSÍVEL SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NO MINISTÉRIO ECLESIÁSTICO EM HARMONIA COM O MINISTÉRIO ECLESIÁSTICO MASCULINO.

TUDO QUE EU LI ATÉ AGORA NÃO CONSEGUIU ME CONVENCER DE QUE AS PALAVRAS DE PAULO À TIMÓTEO ESTÃO BEM INTERPRETADAS,POIS NÃO É ISSO QUE SE VÊ NA NARRATIVA DE GÊNESIS SOBRE A ORIGEM DO MACHO E DA FÊMEA.

EXISTE UMA REALIDADE EXPLÍCITA : O MINISTÉRIO ECLESIÁSTICO FEMININO TEM SIDO ADOTADO EM MUITAS DENOMINAÇÕES,E ISSO TEM SIDO DEFENDIDO POR ALGUNS E COMBATIDO POR ALGUNS OUTROS,CADA UM USANDO SEUS LÓGICOS ARGUMENTOS.

COM AUXÍLIOS DA ORAÇÃO,LEXICAL,GRAMATICAL E TEXTUAL.COM O USO DE VÁRIAS FONTES DE PALAVRAS HEBRAICAS E TEXTOS FORA DA TRADIÇÃO TEXTUAL MASSORÉTICA E AJUDA DE AMIGOS E IRMÃOS,TENHO BUSCADO UMA RESPOSTA QUE DÊ LEGALIZAÇÃO AO MINISTÉRIO ECLESIÁSTICO FEMININO OU QUE O COMBATA,COLOCANDO-O SOMENTE MINISTÉRIO ECLESIÁSTICO MASCULINO.

DEPOIS DE ANALISAR A FUNDO TEXTOS COMO 1 TIMÓTEO 2:11-15 E GÊNESIS 1,2,PERCEBI QUE MUITAS RESPOSTAS OBTIDAS SÃO FILOSOFIAS,EXPERIENCIAS PESSOAIS,MITOS ANTIGOS E PROJEÇÕES PSICOLÓGICAS,POR ISSO QUERO APRESENTAR OUTROS ARGUMENTOS COMO UM GUIA DE ESTUDO COMO AUXÍLIO DE ESTUDO E A INTERPRETAÇÃO É DE SUA INTEIRA RESPONSABILIDADE.


                                                    BUSCANDO A VERDADE


MINHA BUSCA COMEÇOU PELA CONFIABILIDADE DA BÍBLIA,APESAR DA VARIEDADE DE INTERPRETAÇÕES,E ESSA CONFIABILIDADE É O CO,MEÇO DE TUDO,VENCENDO A ARROGÂNCIA DENOMINACIONAL,A RELATIVIDADE,O DOGMATISMO  DE SISTEMAS RELIGIOSOS,CONFRONTANDO MINHA DEBILIDADE E INSEGURANÇA.

NÃO HÁ DÚVIDA DE QUE O INTÉRPRETE É NOSSO MAIOR INIMIGO,ASSIM ALGUNS PONTOS SÃO IMPORTANTES:

1. A Bíblia é a única auto-revelação inspirada do único Deus verdadeiro. 

Portanto, ela deve ser interpretada à luz da intenção do autor divino original através de um escritor humano num cenário histórico específico. 

2. A Bíblia foi escrita para o homem comum – para todos os homens! 

Deus acomodou-se para falar-nos claramente dentro de um contexto histórico e cultural.      Deus não esconde a verdade,pois Ele quer que nós compreendamos! 

3. A Bíblia tem uma mensagem e propósito unificado, ela não se contradiz, embora ela realmente contenha passagens difíceis e paradoxais. 

4. Cada passagem (excluindo profecias) tem um e somente um significado baseado na intenção do autor original, inspirado

MESMO QUE O ESPIRITO SEJA O QUE LANÇA LUZ AO TEXTO,NÃO POSSO MENOSPREZAR: 

 1) cenário histórico 

2) contexto literário 

3) estruturas gramaticais (sintaxe) 

4) uso contemporâneo de palavra 

5) passagens paralelas relevantes

CREIO QUE ASSIM TEMOS RAZÃO E LÓGICA NA INTERPRETAÇÃO

TUDO ISSO SE NÃO PUDER SER APLICADO À MINHA VIDA DIÁRIA,PERDE TODO O VALOR,UMA APLICAÇÃO NO TEMPO E NA LÓGICA(UMA PASSAGEM BÍBLICA NÃO PODE SIGNIFICAR O QUE ELA NUNCA SIGNIFICOU)

ATENTE PARA AS PALAVRAS ABAIXO:

“A iluminação vem às mentes do povo de Deus – não só à elite espiritual. Não há nenhuma classe de guru no cristianismo bíblico, nenhum iluminado, nenhuma pessoa através de quem toda interpretação adequada deve vir. E assim, enquanto o Espírito Santo concede dons especiais de sabedoria, conhecimento e discernimento espiritual, Ele não designa esses cristãos talentosos para serem os únicos intérpretes autoritários de Sua Palavra. Depende de cada um de Seu povo aprender, julgar e discernir pela referência à Bíblia que permanece como a autoridade mesmo para aqueles a quem Deus tem dado habilidades especiais.


                                 UMA BREVE INTRODUÇÃO AO LIVRO DE GÊNESIS







Nenhum comentário:

Postar um comentário