sábado, 15 de outubro de 2016

As ofertas no Velho Testamento

AS OFERTAS NO VELHO TESTAMENTO  ( Parte 3 )


SACRIFÍCIO PACÍFICO  Levítico 3.1-17





Outro na lista dos sacrifícios voluntários era o sacrifício pacífico,melhor traduzido um sacrifício de bem-estar.
A palavra salôm(“paz”) tem numerosos significados, um dos quais envolve a boa saúde.
A forma verbal significa basicamente “estar intato”, “estar completo,” e quando é aplicada à humanidade refere-se à integração da nepes hayyâ(Gn 2:7) ou personalidade humana. O sacrifício (zebah) de bem-estar indica a comunhão social consciente, na qual aquilo que é deficiente no ofertante será remediado enquanto vem com fé e arrependimento a Deus.
Aquele que cura e restaura (cf. Êx 15:26; SI 103:3). O ritual segue de perto o padrão do holocausto.
A oferta sem defeito é apresentada segundo a maneira descrita em Levítico 1, e é sacrificada à porta da tenda da congregação. O termo  "zebah " deriva de uma raiz que denota o abate sacrificial, e descrevia uma oferta que visava promover um senso de comunhão entre o ofertante e Deus. Neste capítulo, não se menciona uma refeição como parte da cerimônia, e a narrativa, ao invés disto, concentra-se na desintegração da oferta pelo fogo. Nenhum detalhe de como o abate ritual era
realizado é mencionado aqui, mas o animal obviamente teria de ser firmemente preso antes de o sangue ser drenado do seu corpo. Como em todos os ritos animais sacrificiais, o sangue representava a vida inerente no corpo (ver sobre 17:11). A imposição da mão do ofertante indicava,como anteriormente, a dedicação da oferta a Deus e a identificação do adorador com ela como sua própria posse (cf. 1:4). Como o holocausto,a oferta pacífica ou do bem-estar contém um forte elemento
de substituição.
Ao passo que o adorador leigo desempenha certos deveres tais como o abate do animal, é a responsabilidade do sacerdote aspergir o sangue sobre o altar de sacrifício. Depois de assim ter sido feito, o animal era cortado em pedaços, alguns dos quais eram subseqüentemente oferecidos no altar. Não se menciona o processo de esfolamento, mas este, evidentemente, fazia parte do ritual (cf. 1:6), visto que os regulamentos em 7:Í5-36 dispunham que as ofertas pacíficas fossem comidas pelos adoradores, sendo que certas porções eram reservadas para os sacerdotes. Quanto a isto, a oferta do
bem-estar era diferente do holocausto, que era consumido completamente no altar.
O ritual agora diverge daquele que rege o holocausto, e somente as porções especialmente selecionadas da carcaça do animal oferecido a Deus pelo fogo são descritas. Estas partes consistiam na gordura que cobre as entranhas, juntamente com outros tecidos adiposos que protegem e nutrem os órgãos internos vitais. No novilho e na vaca estes tecidos estão distribuídos em derredor dos rins, que são pesadamente protegidos, e também estão depositados em camadas entre o fígado e o estômago.
A gordura (hèleb), que também incluía os tecidos que cobria, era proibida aos hebreus como alimento, sendo considerada,geralmente num senso metafórico, uma porção especialmente seleta
(cf. Dt 32:14), e, portanto, nos rituais sacrificiais a prerrogativa de Deus somente.
No pensamento hebraico os rim (kelãyôt) dos seres humanos eram considerados o centro do desejo e da ira, esta última sendo especialmente apropriada tendo em vista a localização da glândula da adrenalina, cuja medula segrega adrenalina. Não há, porém, evidência alguma de que quaisquer
de tais funções emocionais fossem creditadas a animais, nem sequer há qualquer registro de ter havido consciência alguma da fisiologia normal dos rins. Também era removido para ser queimado o redenho sobre o fígado, sendo que a referência diz respeito à camada de tecido gorduroso
na parte dianteira do animal.
Os regulamentos enfatizam outra vez o padrão estabelecido para as ofertas sacrificiais. Somente os animais mais seletos do gado e do rebanho devem ser apresentados a Deus. Nos procedimentos
rituais a gordura mais uma vez é queimada como a porção do Senhor,e no caso de um cordeiro da raça principal palestiniana de ovelhas orientais de caudas gordas (Ovis laticaudata) estar sendo sacrificado, a cauda inteira era removida e queimada.
Em animais maduros, a cauda gorda pode pesar entre 22 e 33 kg., e desde os tempos muito primitivos, era estimada como iguaria.14 Quando estas porções separadas eram queimadas, eram manjar da oferta queimada ao SENHOR (11, Heb. “pão da oferta a YHWH”). A palavra “pão”
(lehem) aqui tem o significado nomádico antigo de “carne,” e isto testifica à grande antiguidade do sistema sacrificial hebraico.



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