" SE AS PRIMÍCIAS FOREM SANTAS..." ( Romanos 11:16 )
Depois de comparar a dignidade dos judeus e dos gentios,ele agora priva esses de qualquer soberba e se empenha em "apaziguar" os primeiros como melhor pode.
Ele mostra que,se os gentios alegam que não há qualquer privilégio propriamente seu que lhes confira honra,não sendo em nada superiores aos judeus.
Lembremo-nos que nesta comparação o apóstolo está contrastando nação contra nação não homem com homem.Se,pois, os comparamos,descobriremos que são iguais,pois ambos são filhos de Adão.A única diferença é que eles foram separados dentro os gentios a fim de se tornarem um povo peculiarmente do Senhor
.
Para entendermos a metáfora,precisamos entender mais sobre PRIMÍCIAS.
Havia dois tipos de PRIMÍCIAS:
1. O "feixe" sendo o primeiro fruto colhido ( Levítico 23:10 )
2. A " flor de farinha o primeiro bolo amassado ( Números 15:20 )
É ao ultimo que se faz referência aqui.
As primícias são consideradas por alguns aqui como as primeiras conversões judaicas ao cristianismo:os apóstolos e os discípulos.
O contexto refere-se a primeira adoção da nação judaica ou ao pacto feito com Abraão mas também confirmado aos patriarcas.
Portanto,foram santificados por meio de um pacto santo e adornados com uma honra especial,da qual Deus,naquele tempo considerou os gentios indignos.
Visto,não obstante,que o pacto naquele período não revelava,na aparência,muita vitalidade o apostolo nos convida a fazer um retrospecto da pessoa de Abraão e os patriarcas em quem a benção divina não era nem vazia e nem destituída de eficácia
Nenhum comentário:
Postar um comentário