quarta-feira, 18 de abril de 2018

VARIOS TIPOS DE OFERTAS

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Ofertas queimadas. 

As ofertas queimadas eram apresentadas em sua inteireza a Deus; o adorador não ficava com parte alguma do animal. (Veja Jz 11:30, 31, 39, 40.) Constituíam um apelo a Jeová para que aceitasse, ou demonstrasse aceitar, a oferta pelo pecado que às vezes as acompanhavam. Jesus Cristo, como “oferta queimada”, entregou-se por completo, inteiramente.


Ocasiões e características das ofertas queimadas:
(1) Ocasiões regulares em que eram oferecidas: toda manhã e toda noitinha (Êx 29:38-42; Le 6:8-13; Núm 28:3-8); todo sábado (Núm 28:9, 10); o primeiro dia do mês (Núm 10:10); a Páscoa e os sete dias da Festividade dos Pães Não Fermentados (Le 23:6-8;Núm 28:16-19, 24); o Dia da Expiação (Le 16:3, 5, 29, 30; Núm 29:7-11); Pentecostes (Le 23:16-18; Núm 28:26-31); cada dia da Festividade das Barracas. — Núm 29:12-39.
(2) Outras ocasiões: na consagração do sacerdócio 
(Le 8:18-21; veja INVESTIDURA); 
na posse dos levitas (Núm 8:6, 11, 12); 
ao se firmarem pactos (Êx 24:5; veja PACTO); 
com ofertas de participação em comum, bem como com certas ofertas pela culpa e pelo pecado (Le 5:6, 7, 10; 16:3, 5); 
no cumprimento de votos (Núm 15:3, 8); 
em relação com purificações (Le 12:6-8; 14:2, 30, 31; 15:13-15, 30).
(3) Animais oferecidos e o procedimento seguido: vitelo, carneiro, cabrito, rola ou pombo novo. (Le 1:3, 5, 10, 14
No caso de um animal, o ofertante punha a mão sobre a cabeça do animal (reconhecendo a oferta como sua própria oferta, e como para si, em seu favor). (Le 1:4) O animal era abatido; o sangue era aspergido ao redor sobre o altar da oferta queimada (Le 1:5, 11); o animal era esfolado e cortado em pedaços; seus intestinos (nenhum resíduo orgânico era queimado sobre o altar) e pernas eram lavados; a cabeça e outras partes do corpo eram colocadas sobre o altar (o sacerdote oficiante recebia a pele; Le 7:8). (Le 1:6-9, 12, 13) No caso de uma ave, o papo e as penas eram removidos, e a cabeça e o corpo eram queimados sobre o altar. (Le 1:14-17)
Ofertas de participação em comum (ou ofertas de paz). 

As ofertas de participação em comum aceitáveis a Jeová indicavam paz com ele. 
O adorador e sua família participavam delas (no pátio do tabernáculo; segundo a tradição, armavam-se barracas na área delimitada pela cortina que cercava o pátio; no templo havia refeitórios). 
O sacerdote oficiante recebia uma parte, e os sacerdotes a postos, uma outra parte. Jeová, com efeito, recebia a fumaça agradável da gordura que queimava. 
O sangue, que representa a vida, era dado a Deus, como pertencente a ele. Portanto, os sacerdotes, os adoradores e Jeová estavam como que juntos na refeição, o que expressava relacionamentos pacíficos. A pessoa que participasse dela enquanto estivesse numa condição impura (qualquer das impurezas mencionadas na Lei) ou que comesse a carne depois de ter sido guardada além do tempo prescrito (no clima quente ela começaria a putrefazer) devia ser decepada do Seu povo. Ela maculara ou profanara a refeição, quer por estar impura, quer por comer aquilo que era imundo aos olhos de Jeová Deus, mostrando desrespeito por coisas sagradas. — Le 7:16-21; 19:5-8.

Ofertas de participação em comum (ou ofertas de paz). 

As ofertas de participação em comum aceitáveis a Jeová indicavam paz com ele. O adorador e sua família participavam delas (no pátio do tabernáculo; segundo a tradição, armavam-se barracas na área delimitada pela cortina que cercava o pátio; no templo havia refeitórios). O sacerdote oficiante recebia uma parte, e os sacerdotes a postos, uma outra parte. Jeová, com efeito, recebia a fumaça agradável da gordura que queimava. O sangue, que representa a vida, era dado a Deus, como pertencente a ele. Portanto, os sacerdotes, os adoradores e Jeová estavam como que juntos na refeição, o que expressava relacionamentos pacíficos. A pessoa que participasse dela enquanto estivesse numa condição impura (qualquer das impurezas mencionadas na Lei) ou que comesse a carne depois de ter sido guardada além do tempo prescrito (no clima quente ela começaria a putrefazer) devia ser decepada do Seu povo. Ela maculara ou profanara a refeição, quer por estar impura, quer por comer aquilo que era imundo aos olhos de Jeová Deus, mostrando desrespeito por coisas sagradas. — Le 7:16-21; 19:5-8.

 Oferta de agradecimento

Uma oferta de participação em comum que louvava a Deus por suas provisões e benevolências, comia-se carne e pão, tanto fermentado, como não-fermentado. O adorador, portanto, celebrava a ocasião usando o que poderia ser denominado de “alimento diário”. (Contudo, em ocasião alguma se colocava pão fermentado sobre o altar, como oferta a Deus.) E, nesta expressão de agradecimento e de louvor a Deus, a carne tinha de ser saboreada naquele dia, não no dia seguinte. (Em outras ofertas de participação em comum, a carne podia ser comida no segundo dia.) (Le 7:11-15) Isto faz lembrar a oração que Jesus Cristo ensinou a seus seguidores: “Dá-nos hoje o nosso pão para este dia.” — Mt 6:11.


(1) Ocasiões: ao se firmarem pactos (Êx 24:5); na celebração de épocas festivas e do começo dos meses (Núm. 10:10; Êx 12:2-14; Le 23:15-19; Núm 29:39), e em outras ocasiões.

(2) Objetivos: obter a aprovação de Deus; apelar ou suplicar a Deus em épocas de infortúnio. (Le 19:5; Jz 20:26; 21:4; 1Sa 13:9; 2Sa 24:25)

Agradecimento ou louvor; voto (veja Núm 6:13, 14, 17); voluntário.

Ofertas pelo pecado. Estas eram para pecados não intencionais, cometidos por causa das fraquezas da carne imperfeita, não “com mão erguida”, isto é, não aberta, orgulhosa e propositalmente. (Núm 15:30, 31 n) Empregavam-se vários sacrifícios animais, do novilho ao pombo, conforme a posição e as circunstâncias daquele(s) cujo pecado estava sendo expiado. Deve-se notar que as pessoas envolvidas nos pecados tratados em Levítico, capítulo 4, eram pessoas que haviam feito “uma das coisas que Jeová manda que não se façam”, e, assim, tornaram-se culpadas. (Le 4:2, 13, 22, 27) Quanto às ofertas pelo pecado no Dia da Expiação, veja EXPIAÇÃO, DIA DA.

(1) Pelo pecado do sumo sacerdote que lançasse culpa sobre o povo (Le 4:3): O sumo sacerdote trazia um novilho e colocava a mão sobre a cabeça do novilho; o novilho era abatido; seu sangue era levado para dentro do Lugar Santo e aspergido diante da cortina; parte do sangue era besuntado nos chifres do altar do incenso, o restante sendo derramado junto à base do altar da oferta queimada; a gordura (como nas ofertas de participação em comum) era queimada sobre o altar da oferta queimada (Le 4:4-10); e a carcaça (incluindo a pele) era queimada num local limpo, fora da cidade, onde se colocavam as cinzas do altar. (Le 4:11, 12)
(2) Pelo pecado da assembléia inteira (pecado cometido pela assembléia, do qual os líderes só ficassem cientes mais tarde) (Le 4:13): a congregação trazia um novilho; os anciãos colocavam as mãos sobre a cabeça do novilho; um deles o abatia; o resto do procedimento seguido era o mesmo que no caso de um pecado do sumo sacerdote. (Le 4:14-21)

(3) Pecado dum chefe: o procedimento seguido era similar, exceto que se utilizava um cabritinho, e o sangue não era levado para dentro do Lugar Santo. O sangue era colocado sobre os chifres do altar da oferta queimada; o resto era derramado junto à sua base; a gordura era fumegada sobre o altar (Le 4:22-26); os sacerdotes evidentemente recebiam uma parte da carne, para comer, como se dava com outras ofertas pelo pecado (Le 6:24-26, 29); os vasos em que a carne era cozida tinham de ser esfregados (ou quebrados, se fossem de barro), para que nenhuma parte de “algo santíssimo” fosse profanada, o que aconteceria se alguma parte do sacrifício ficasse grudada no vaso e este fosse depois usado para fins comuns. (Le 6:27, 28)

Ofertas pela culpa. As ofertas pela culpa também eram ofertas por causa do pecado, pois a culpa de qualquer espécie envolve pecado. Eram para pecados especiais, através dos quais a pessoa se tornara culpada, e diferiam ligeiramente de outras ofertas pelo pecado, no sentido de que parece que eram oferecidas para satisfazer ou restaurar um direito. Um direito, quer de Jeová, quer de sua nação santa, tinha sido violado. A oferta pela culpa visava satisfazer a Jeová no que dizia respeito ao direito violado, ou restaurar ou recuperar certos direitos pactuados para o malfeitor arrependido, e obter o livramento da pena pelo pecado dele. — Veja Is 53:10.

Ofertas de cereais.

 As ofertas de cereais eram feitas junto com as ofertas de participação em comum, com as ofertas queimadas e com as ofertas pelo pecado, e também como primícias; em outras épocas eram feitas de forma independente. (Êx 29:40-42; Le 23:10-13, 15-18; Núm 15:8, 9, 22-24; 28:9, 10, 20, 26-28; cap. 29) Estas eram feitas em reconhecimento da generosidade de Deus em suprir bênçãos e prosperidade. Não raro eram acompanhadas de azeite e incenso. As ofertas de cereais podiam ser feitas em forma de flor de farinha, de cereal tostado, ou de bolos de forma anular ou obreias que tivessem sido assados, cozidos numa chapa de assar ou numa frigideira funda. Parte da oferta de cereais era colocada sobre o altar da oferta queimada, parte era comida pelos sacerdotes, e, nas ofertas de participação em comum, o adorador também participava. (Le 6:19-23; 7:11-13; Núm 18:8-11) Nenhuma das ofertas de cereais apresentadas no altar podia conter fermento ou “mel” (pelo visto referindo-se ao xarope de figos ou ao suco de frutas) que poderia fermentar. — Le 2:1-16.
Ofertas de bebida. As ofertas de bebida eram apresentadas junto com a maioria das outras ofertas, especialmente depois de os israelitas se terem fixado na Terra da Promessa. (Núm 15:2, 5, 8-10) Estas consistiam em vinho (“bebida inebriante”) e eram derramadas sobre o altar. (Núm 28:7, 14; compare isso com Êx 30:9; Núm 15:10.) O apóstolo Paulo escreveu aos cristãos em Filipos: “Mesmo que eu esteja sendo derramado como oferta de bebida sobre o sacrifício e serviço público a que vos conduziu a fé, regozijo-me.” Aqui, ele usou a metáfora duma oferta de bebida, expressando sua disposição de gastar-se a favor dos concristãos. (Fil 2:17) Pouco antes de sua morte, ele escreveu a Timóteo: “Já estou sendo derramado como oferta de bebida, e o tempo devido para o meu livramento é iminente.” — 2Ti 4:6.


Ofertas movidas. Nas ofertas movidas, o sacerdote evidentemente colocava suas mãos sob as mãos do adorador, que segurava o sacrifício a ser apresentado, e as movia para lá e para cá; ou a coisa oferecida era movida pelo próprio sacerdote. (Le 23:11a) Pelo visto Moisés, qual mediador do pacto da Lei, fez isso em favor de Arão e seus filhos ao consagrá-los para o sacerdócio. (Le 8:28, 29) Esta ação representava uma apresentação das coisas sacrificiais a Jeová. Certas ofertas movidas iam para os sacerdotes, como a porção deles. — Êx 29:27.

A apresentação dum molho (ou medida dum gômor) das primícias da colheita da cevada em 16 de nisã era uma oferta movida apresentada pelo sumo sacerdote. Foi nesta data do ano 33 EC que Jesus Cristo foi ressuscitado, “as primícias dos que adormeceram na morte”. (1Co 15:20; Le 23:11b; Jo 20:1) No dia de Pentecostes, moviam-se dois pães fermentados das primícias do trigo. (Le 23:15-17) Este é o dia em que Jesus, como Sumo Sacerdote nos céus, pôde apresentar a Jeová os primeiros de seus irmãos espirituais da congregação cristã, tirados dentre a humanidade pecaminosa e ungidos pelo derramamento do espírito santo. — At 2:1-4, 32, 33; compare isso com Tg 1:18.

Quinhões sagrados (ofertas erguidas). A palavra hebraica teru·máh às vezes é traduzida “quinhão sagrado”, quando se refere à parte do sacrifício que era levantada, ou erguida, do sacrifício como parte pertencente aos sacerdotes. (Êx 29:27, 28; Le 7:14, 32;10:14, 15) A palavra também é freqüentemente traduzida “contribuição”, quando se refere às coisas dadas ao santuário, que, com exceção daquilo que era sacrificado sobre o altar, também ia para os sacerdotes, para o seu sustento. — Núm 18:8-13, 19, 24, 26-29; 31:29; De 12:6, 11.


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